Dica Photoshop/Lightroom: Processamento Cruzado Digital


ANTES & DEPOIS

Cada vez mais a tecnologia consegue produzir imagens mais fiéis a realidade, e com isso parece que também buscamos cada vez mais uma visão diferente da realidade, voltando a looks de fotografias/ilustrações antigas.

Hoje há inúmeras ferramentas e técnicas para se conseguir esses efeitos diferentes. E continuando o último post de Dica de Photoshop, usando o painel CURVES, hoje irei mostrar em rápidos passos como conseguir um look retro, semelhante a fotografia polaroid, o chamado PROCESSAMENTO CRUZADO.

O Processamento Cruzado antigamente era alcançado através de quimica na revelação dos filmes, mas hoje com o digital ficou muito mais fácil, rápido e previsível de conseguir o efeito. Atualmente uso o Adobe Lightroom 3 para tratamento em lote de imagens, e para ajustes finos em imagens uso o Adobe Photoshop CS5. Em cada software há uma maneira diferente de se conseguir este efeitos, vamos lá.

:: Photoshop ::

Imagem original:

Depois adiciono uma Camada de Ajustes (edição não destrutiva).
MENU > LAYER > NEW ADJUSTMENT LAYER > CUVES….

Agora que vem a parte divertida.
1 – Primeiro adiciono uma curva inversa ao S, pois quero tirar o contraste da foto.
2 – Nas baixas luzes (tons escuros), eu quero deixar levemente roxo. Para isso puxo o indicador para cima  do canal VERMELHO e do AZUL.
3 – Depois no canal VERDE eu faço mais alguns ajustes finos.


Feito isso já temos a imagem quase pronta:

Depois para melhorar o efeito duplico a camada, aplico um desfoque em toda imagem.

Por último, aplico máscara em toda a camada com desfoque, e vou “pintando” para deixar o desfoque apenas nas bordas, mantendo a nitidez na modelo. Desta forma eu consigo um efeito semelhante a “lentes tilt-shift”.

:: Lightroom ::

No Lightroom é mais simples ainda. Usando o painel REVELAÇÃO > TONALIZAÇÃO DIVIDIDA.
Adiciono uma cor para as altas luzes (amarelo claro), e outra cor para a baixas luzes (roxo).

Deixe um comentário



*